panidor na pandemia
Lembra-se dos tempos em que se pensava que o mundo estava ao abrigo de uma pandemia global?
“Isso só acontece nos filmes”, dizíamos.
O coronavírus veio exterminar certezas e esquemas de pensamentos, assim como tudo aquilo que tomávamos por garantido e toda a liberdade que nos sentíamos no direito de ter… em nome do livre arbítrio.
Agora fica-se com um nó na barriga a ver discotecas sobrelotadas nos filmes ou quando as redes sociais nos relembram momentos passados em festivais e festas de verão.
Que medidas foram implementadas na Panidor durante a crise sanitária?
Enquanto empresa, o primeiro desafio foi o de proteger as nossas pessoas.
Assim que surgiram os primeiros casos em Portugal, a Panidor já implementava medidas de controlo e segurança, muito antes de ser declarado o estado de emergência em Portugal.
Em alguns dias criámos balneários, refeitórios, casas de banhos e todas as condições necessárias ao isolamento das diversas equipas de trabalho, para evitar a propagação do vírus em toda a empresa caso alguém fosse contaminado e garantir a continuidade da nossa atividade.
O segundo desafio foi o de salvaguardar o nosso negócio e dos nossos clientes.
A pandemia veio definir novos padrões de consumo e novas prioridades na escolha dos alimentos que queremos ter no prato.
Depois de 26 anos no mercado a comercializar produtos a empresas da grande distribuição, supermercados, restaurantes, cafés, cadeias hoteleiras e companhias aéreas, com a pandemia surgiu a possibilidade de disponibilizar os nossos produtos também aos particulares.
Com o mote “Fique em casa, nós tratamos do pão”, criámos novos canais para chegar à mesa dos portugueses.
LOJA ONLINE: Em apenas alguns dias, uma loja online nasceu, com produtos congelados acondicionados em embalagens adaptadas ao consumo de uma família. A venda de produtos congelados é um desafio logístico, mas oferece a possibilidade ao cliente de cozer em sua casa produtos à medida do necessário e ter pão quente a qualquer hora.
Uma percentagem das vendas das nossas plataformas de e-commerce revertem aos nossos clientes, que se tornaram ponto de recolha para minimizar as perdas na sua faturação durante a pandemia.
www.panidor.shop
PANIDOR EM CASA: Por outro lado, e com uma frota quase totalmente parada, decidimos ir para a rua vender os nossos produtos diretamente nas nossas carrinhas, como no tempo do famoso family frost! A adesão foi incrível e as rotas foram evoluindo para fora da nossa região, de norte a sul do país.
PONTO FRIO: Para os nossos clientes com supermercados, criamos o ponto frio que permite vender produtos congelados a cozer em casa, disponibilizando arcas e novas referências de produtos embalados em embalagens familiares.
HANDS FREE: Mesmo que não haja evidências de que o vírus possa ser transmitido através dos alimentos, percebemos o receio dos consumidores em adquirirem pão ou pastelaria não embalados, sem saberem por quem foram manipulados.
Neste sentido, criámos todo um portefólio de produtos com o selo Hands free, que atesta de que estes não foram manipulados nos estabelecimentos e que são cozidos e vendidos dentro da sua embalagem.
SAFE BAKERS: Foram criadas diversas linhas, cada uma dedicada a cada um dos segmentos com que trabalhamos.
A SNACK line, pensada para o canal Horeca com sandes e produtos prontos embalados individualmente;
A RETAIL line, que coloca à disposição das insígnias da grande distribuição, produtos a serem vendidos congelados e outros pães prontos e embalados à unidade, que basta descongelar;
A HOSPITALITY line, para os clientes de hotelaria e que disponibiliza croissants, folhados diversos e pães embalados, que podem ser regenerados no forno dentro da embalagem individual para oferecer ao cliente um produto quente, mas seguro.
Ver Notícias
Partilhar